Em Delfos, onde os gregos acreditavam que estava o omphalos -ou umbigo do mundo- existia um dos mais famosos oráculos da época. Dizem que neste local Apolo matou Pitão, uma dessas serpentes mitológicas, e daí o nome da região do oráculo -Pítio- e das sacerdotisas -as pitonisas. Lá havia uma fenda de onde vapores se esvaiam e que supostamente davam o dom da profecia a quem os inalasse. E assim os consultantes aguardavam respostas, e as pitonisas, enebriadas pelo gás, davam a sua contribuição. Dizem que no início, as consultas eram respondidas em versos, estes de péssima qualidade. O estranho -além de motivo de chacota- é que Apolo o responsável pelo oráculo e também o deus da poesia. Posteriormente, desistiram das firulas e as respostas passaram a ser em prosa.
Mas o mais irônico -e os gregos eram bons nisso- era que as pessoas vinham de longe para conhecer o futuro e eram saudados pela famosa frase escrita no oráculo: "Conhece a ti mesmo."
Diz a história que Creso tinha dúvidas sobre declarar ou não guerra contra a Persia e então resolveu consultar o oráculo. Este lhe disse algo como "Você ira destruir um grande reino." Nem de longe ocorreu a Creso que o reino em questão era o seu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário