Heparina é um anticoagulante. Ou raleia o sangue como gostam de dizer os populares.E como todo remédio (ou droga, se preferirem...) ela tem efitos indesejáveis e, em doses maiores, causar problemas. Mas ela tem um antídoto! O sulfato de protamina. Até aí, nada demais. A questão é que a heparina é extraida do pulmão do boi, ea protamina é extraida dos sêmen de um peixe. Engana-se quem pensa que nós já paramos com a bruxaria. No fundo, no fundo ainda continuamos a fazer as mesmas coisas, só que com embalagens bonitinhas. Intoxicado com bofe de boi? Toma porra de peixe!
Outros raleadores de sangue são os dicumarínicos. Estes são extraídos de plantas (um trevo para ser mais preciso..). Durante muitos anos eles foram usados como veneno de rato ( e ainda o são...), mas depois, quando um caboclo tentou suicídio com ele, viu-se que ele não era letal em humanos. Mas ainda assim, é difícil é convencer alguns pacientes a tomar veneno para rato.
E ainda tem a bradicinina e companhia que form descobertas graças ao veneno de cobra... A medicina ainda é a mesma. Primeiro a mágica, depois, bem depois, vem as explicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário