domingo, setembro 22, 2024

    Você não é o que você sente. A sabedoria dos antigos diz que sentimentos são apenas visitantes.  Eles chegam, você os recebe, escuta suas mensagens e os deixa partir. E como todos visitantes, alguns são mais sábios que outros,  nos entretém, cativam. preocupam ou motivam. Alguns são tolos e dizem bobagens, outros nos conhecem melhor e nos dão valiosos conselhos. Arrumar-lhe mós a mesa, mas não a cama.
    Dos meus visitantes contumazes, minha angustia é das mais antigas e assíduas. Como velha senhora, vem sempre em intervalos irregulares e não anunciados. senta-se a mesa para um pouco de chá e uma conversa franca.  Como boa tia velha, me lembra da minha juventude, das expectativas e promessas. E meio britanicamente, me olha nos olhos e pergunta como vão as coisas. Sorrio amarelo e conto meia dúzia de mentiras descaras, tergiverso sobre a complexidade do mundo, da arduidade e tortuosidade do caminho do justo e como as coisas irão mudar. Ela sorri um sorriso gentil e insincero , enquanto repara nas rugas e nos cabelos brancos. Sempre haverá uma nova chance- retorque com certo cinismo. Ela vê através das minhas mentiras melhor do que eu mesmo.
    E então ela se despede e se vai.  Até a próxima visita. Sem data, mas inexorável.

Nenhum comentário: