terça-feira, maio 03, 2005

Seu Bilé

Seu Bilé é uma figurinha curiosa. Sessenta e poucos anos, bebe, fuma e peloque dizem seus familiares tem uns problemas de cabeça. Até usa Gardenal. Dizem que ainda usa drogas... Mas essa figura mirradinha deu entrada no hospital com um quadro de peritonite aguda, causada por uma perfuração no estômago. Operado, assutou o cirurgião com a lesão, que o cirurgião logo diagnosticou como "maligno". Mas o patologista descartou, péptico. Do bloco para o CTI, do CTI para o tubo, do tubo para o ventilador. Traqueostomia, jejunostomia, a cicatriz cirúrgica abre. E seu Bilé lá. Impávido. Mal dava bola para ninguém. Quer dizer, quase ninguém. Quando a fisioterapeuta estava por perto, nem tirava o olho. E seu Bilé ia melhorando. Saiu do ventilador, saiu do CTI, tirou a traqueostomia. E quais foram suas primeiras palavras? Quero um cigarro.
E lá vou eu diariamente, preocupado, ver aquela titiquinha de gente. Fica lá deitado meio de banda na cama, todo cagado. Nunca me perguntou o que teve, nunca quis saber se era grave, nem mesmo se tinha câncer. Só quer mesmo saber quando é que vai poder tomar uns goles.

Um comentário:

Rita disse...

Ele é que está certo! Saber o que? Prá que? E o mais importante, que diferença vai fazer?
Ele lá sabe que câncer que mata e que câncer que cura? Vai entender alguma coisa do que vc explicar? Então prá que ficar perguntando? A gente que é curioso acaba é complicando mais as coisas...