O homo habilis foi um ancestral humano já extinto conhecido por ter sido o primeiro a usar ferramentas de pedra lascada, de onde deriva seu nome.
A espécie humana, apesar da relativa fragilidade, conseguiu dominar todo o globo graças ao seu suposto intelecto superior e o tal do polegar opositor. Simplesmente porque conseguiu criar ferramentas que supriam suas muitas deficiências.
Mas no fundo no fundo ainda somos muito homo habilis. Talvez as fêmeas da espécie não compreendam, mas as ferramentas ainda tem um fascínio real sobre os machos. O verdadeiro macho homo habilis não só tem de ter as suas próprias ferramentas, mas ele tem de escolhê-las a dedo. Afinal é através delas que ele curvará o mundo sob sua vontade. Embora precise de poucas ferramentas para o uso corriqueiro, ele sempre vai ter um brilho no olhar enquanto admira uma furadeira nova. O homo habilis também despreza outros "machos" que não tem suas próprias ferramentas e não consegue manter sua "toca" em ordem, podendo inclusive considera-los efeminados. Mas não recusa ajudar e sente-se satisfeito em trazer as coisas ao normal, mesmo que isto lhe custe muitas horas de trabalho. Sendo obstinado, jamais largará um projeto enquanto não lhe estiver a contento.
O homo habilis prefere o trabalho solitário, mas se a tarefa é grande verdadeiros bandos barulhentos podem ser vistos abordando o problema.
Embora se sinta apto a realizar qualquer tarefa, muitas vezes é obrigado a reconhecer suas fraquezas e pedir ajuda. Invariavelmente tarde demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário